A Lei 8.248/91 (conhecida como “Lei de Informática”), proporciona às empresas um interessante mecanismo de incentivos fiscais que lhes permite redirecionar as obrigações de recolhimento de impostos aos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Através deste mecanismo de compensação de impostos com investimento, as empresas encontram condições para o desenvolvimento de projetos inovadores que lhes proporcionam substancial retorno mediante a introdução e/ou melhoria de produtos e processos, com conseqüente elevação dos seus níveis de qualidade, competitividade e rentabilidade.
Também os Fundos Setoriais em Ciência e Tecnologia (C&T) constituem importantes instrumentos de financiamento e fontes de fomento aos seus programas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), através da destinação de recursos financeiros para alocação em projetos inovadores em diversos campos setoriais, associados aos segmentos econômicos mais relevantes e estratégicos em termos de conteúdo tecnológico ou estímulo às atividades de pesquisa. Dentre os segmentos contemplados pelos Fundos Setoriais, incluem-se os ramos de energia, petróleo e gás, mineração, telecomunicações, informática e recursos hídricos.
Desde julho de 2004, através das Ações Transversais, passou a existir também uma nova possibilidade de acesso à utilização de recursos simultaneamente provenientes de vários fundos setoriais.
Além destes, estão também disponíveis outros programas específicos de estímulo às atividades de P&D, mais notadamente voltados ao segmento de energia.
O desafio da FITec tem sido de dar suporte aos seus clientes na concepção, elaboração, implementação e gerenciamento de projetos de P&D, através da efetiva utilização dos mecanismos proporcionados pela Lei de Informática, pelos Fundos Setoriais e por outros instrumentos específicos de estímulo ao desenvolvimento de atividades de P&D.
Através da experiência e conhecimento acumulados pelos seus profissionais, a FITec tem desenvolvido inúmeros projetos para clientes dos mais diversos segmentos e portes, habilitando-os e orientado-os a uma adequada exploração dos incentivos proporcionados pelos mecanismos de fomento às atividades de P&D.
O suporte da FITec aos seus clientes começa com os diagnóstico das necessidades e levantamento dos requisitos, passando pela elaboração dos projetos e, finalmente, sua posterior implementação funcional. No caso dos fundos setoriais e outros mecanismos que requerem a aprovação prévia da entidade de fomento, a FITec disponibiliza aos seus clientes, serviços de consultoria e suporte à formatação dos projetos a serem submetidos, assegurando-lhe uma melhor probabilidade de aprovação.